judeus

Ah, mas os judeus… Ué?!

Interessante verificar a crítica por parte de muitos cristãos (aqui faço questão de mesclar católicos e protestantes) em relação ao judaísmo e a determinadas práticas judaicas.

O que acho interessante é observar uma rapidez para o julgamento e lembro que de certa forma o cristianismo é, indubitavelmente, fruto e dependente dos escritos do judaísmo.

Os escritos bíblicos, cito aqui o Antigo Testamento, que estão impressos e disponíveis para cristãos tem sua origem, sua escrita e seu fundamento na cultura judaica. Pensando por esse lado, faço a seguinte pergunta: É justo o cristão tecer juízo de valor ou ainda querer discordar de determinadas linhas de pensamentos proveniente do judaísmo, quando toda essa bagagem tem origem na cultura judaica?

Faço uma breve (e talvez tosca) comparação, por exemplo, a nós que vivemos e principalmente crescemos no norte do Brasil. Conhecemos (ou não) nossa realidade, nossa cultura, nossos valores, nossas raízes e etc. De repente uma pessoa de outra região até pode ter um conhecimento literário ou audiovisual, no entanto, é pouco provável que ela tenha o conhecimento e a exata dimensão de toda a nossa “vida nortista”. Saber por livros ou documentários é uma coisa. Viver, respirar, estar no lugar e compartilhar de toda essa gama de conhecimentos é algo totalmente diferente. Assim, acredito eu, ocorre quando um cristão tenta enquadrar a crença judaica a partir de pensamentos formados por certos dogmas. É você querer ensinar a um povo que escreveu grande parte do que hoje se conhece por Bíblia. É questionar um povo que procura viver tudo o que está ali escrito em sua plenitude e conhece por meio de uma cultura viva todo o contexto.

Não digo, entretanto, que as opiniões não devam ser emitidas. Absolutamente! Acredito sim, que determinados pensamentos devem ser revistos e relativizar talvez seja a saída mais viável para lidar com essas possíveis contradições.

2 comentários sobre “Ah, mas os judeus… Ué?!

  1. Eu tenho um facinio muito grande pela religião de vocês! Mas fico com duvida sobre a visão de vocês sobre Jesus Cristo, em qualquer pesquisa fica evidente que ele foi real! Que veio mostrando milagres e maravilhas! Fico com curiosidade de como e passado esse fato por decadas sobre Jesus para vocês, o antigo testamento deixa claro que vocês foram o povo escolhido por Deus! Mas tambem deixa claro que mesmo com as maravilhas que Deus mostrou aos antepassados ainda cometeram falhas de acreditar em outros Deuses. Mas minha duvida e da visão de voces sobre Jesus. Seus antepassado passa de pai para filho falando sobre ele? E como e passado? Quero deixar bem claro respeito muito o povo judeu! E não teria como não ter respeito depois de ter lido 3x a bíblia e ver como foi facinante o contato direto que os antigos tiveram com Deus. Mas tenho essas dúvidas!

    1. Na verdade não sou judeu, tampouco faço parte do movimento judaico. É só uma reflexão sobre o assunto. Entretanto, suas colocações são pertinentes. Acontece que se faz necessário conhecer o contexto bíblico. A bem da verdade, em poucas leituras, percebe-se que o que muitas coisas que os cristãos atribuem a profecias messiânicas, na realidade, estão descontextualizadas. Muitos textos não tem a ver com Jesus e sim com alguma profecia imediata para os judeus. Na verdade o Antigo Testamento, sobretudo a Torá que está contida no pentateuco (cinco primeiros livros), foi escrito pelos e para os judeus. Não vemos cristianismo na forma judaica de pensar. Enfim, isso está relacionado à fé de cada grupo religioso e indivíduo. Pertinentes suas colocações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *