prefeitura-maraba

A princípio, gostaria de esclarecer que se trata somente de uma projeção e não algo concreto. Não sou especialista em concurso público. Tomei como base os dados do edital do último concurso realizado em 2010.

Provavelmente, os cargos de  médio e fundamental que estarão abertos, entre outros, serão:

Ensino Fundamental

Agente de Portaria (Noturno)
Agente de Segurança Patrimonial
Agente de Serviços Gerais
Cozinheiro
Fiscal de Postura
Motorista
Agente Comunitário de Saúde
Agente de Zoonozes
Merendeira Escolar

De acordo com o edital anterior, as disciplinas cobradas foram: Língua Portuguesa, Matemática e Regime Jurídico.

Língua Portuguesa: Compreensão de texto. Ortografia: acentuação, emprego de letras e divisão silábica. Pontuação. Classes e emprego de palavras. Gênero e número dos substantivos. Coletivos. Sintaxe da oração. Concordância.Significado das palavras: sinônimos, antônimos, denotação e conotação.

Matemática: Conjuntos numéricos. Números naturais, inteiros, racionais e reais. Operações com conjuntos. Fatoração e números primos: divisibilidade, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Razões e proporções: regras de três simples e composta. Porcentagem e divisão proporcional. Sistemas lineares: equações e inequações. Noções de geometria: retas, ângulos, paralelismo e perpendicularismo, triângulos e quadriláteros. Teorema de Pitágoras. Sistemas de medidas: tempo, massa, comprimento, área, volume etc. Perímetro e área de figuras planas, volumes de sólidos.

Regime Jurídico: Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Administração Pública do Município de Marabá – Lei nº. 17.331 de 30/12/2008.

Ensino Médio

Almoxarife
Assistente Administrativo
Auxiliar de Biblioteca
Auxiliar de Secretaria de Escola

De acordo com o edital anterior, as disciplinas cobradas foram: Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Regime Jurídico Único.

Língua Portuguesa: Compreender e interpretar textos. Níveis de Linguagem na modalidade oral e escrita. Fenômenos Semânticos: Sinonímia, Antonímia, Polissemia, Ambiguidade, Homônimos e Parônimos. Ortografia Oficial. Coerência Textual. Coesão Textual. Concordância Nominal e Verbal. Regência Nominal e Verbal. Colocação pronominal. Pontuação. Figuras de Linguagem: Metáfora, Metonímia, Silepse, Ironia, Prosopopéia e Antítese. Acentuação gráfica.

Matemática: Números naturais: Comparação, ordenação, seriação e organização em agrupamentos. Sistema de numeração decimal, operações fundamentais. Análise, interpretação e resolução de situações, problemas a partir dos diversos significados das operações. Aplicação das propriedades operatórias nas técnicas de cálculo mental e estimativas. Divisibilidade: Noções de divisores, múltiplos, número primo, mmc, mdc e aplicações na resolução de problemas do cotidiano. Números racionais: Operações, representações e exploração dos diferentes significados dos racionais em situações problemas. Sistema monetário brasileiro. Medidas: cálculos com unidades de medida de comprimento, massa, superfície e capacidade. Razão, proporção; regra de três simples e composta, porcentagem; juros compostos. Geometria: Figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades. Composição e decomposição de figuras planas e espaciais, planificações. Medidas: Cálculos com unidades de medida de comprimento, massa, superfície e capacidade. Perímetros, áreas e volumes. Tratamento da Informação: Leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos. Média, moda e mediana.

Informática: Sistema operacional e ambiente Linux. Edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Linux. Sistema operacional e ambiente Windows. Edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows. Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Intranet. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

Regime Jurídico Único: Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Administração Pública do Município de Marabá – Lei nº. 17.331 de 30/12/2008.

DICA VALIOSA

Estude o Regime Jurídico Único (RJU). Se você perceber é matéria comum e poderá ser exigida para os candidatos. Não custa nada começar uma leitura. Você pode baixar o RJU acessando o site da câmara neste link.

Como falei anteriormente, é uma projeção tirada da minha cabeça. Pode ser que tenha mais ou menos matérias ou que algumas delas sejam substituídas. O fato é que pelo menos Português, Matemática e Regime Jurídico Único é importante ter como conhecimento prévio.

Que tal começar estudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *