DAn8fWTXoAAG8th

Já se formou? Tem namorado(a)? Já casou? Tem filhos? Quando vai ter filhos?

Interessante como essas perguntas estão presentes no cotidiano da maioria das pessoas. Como li em uma postagem: “Como se a vida fosse uma lista de compras”.

Sei muito bem o que é isso. A mãe pergunta, familiares perguntam, amigos perguntam, a torcida do Flamengo inteira pergunta… Tais perguntas às vezes pra muitas pessoas se tornam sinônimo de uma espécie de pressão social. Será que todos sabem lidar com isso? Me fiz essa pergunta porque também fui e sou abordado sobre isso. Particularmente sei lidar com pressão social. Já parou para pensar nas pessoas que não conseguem lidar com tudo isso, quanto mal lhes causa?

Sendo eu um homem, no auge dos meus 29 anos de idade, recebendo esses questionamentos, às vezes me sinto incomodado, fico imaginando como as mulheres lidam com isso, haja vista que a pressão é sempre maior. Pressão quanto ao casamento, quanto a maternidade, como se fossem obrigadas a seguirem naturalmente esses rumos.

Um conselho: Deixe as pessoas serem livres para fazerem suas escolhas. Não pergunte sobre isso, aquilo ou aquilo outro. A vida de cada pessoa, os anseios, o tempo que elas levarão para traçarem seus planos cabe a cada um individualmente. Viva sua vida com liberdade para fazer o que quiser ou ainda desfrutar de suas decisões (certas ou erradas) e por favor deixe cada ser humano livre em suas escolhas.

Já dizia a minha avó: “Conselho e café, toma quem quer”.

4 comentários sobre “Já se formou? Tem namorado(a)? Já casou? Tem filhos? Quando vai ter filhos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *