internet-seguranca-rede

Rastros digitais

Na vida moderna tem sido praticamente impossível ficarmos longe de aparelhos tais como tablets, celulares, notebooks, Ipods e serviços como internet, redes sociais, cartões, entre outros. No entanto, é necessário termos muito cuidado, muita cautela na utilização de nossos dados.
 
Algo que muita gente não sabe, o que acessamos, o que postamos e o que fazemos em geral na grande rede, podem e são utilizados para fins de caracterização de perfil. Além dos acessos via internet, a utilização de cartões (créditos e/ou débitos) também são perfeitamente rastreáveis.

 
Determinadas empresas já utilizam perfis de redes sociais nas escolhas e observações de candidatos a empregos, um levantamento de perfil. Organizações utilizam nossos “cliques” para dimensionar o quanto estamos propensos a determinadas marcas, serviços ou produtos.
 
Um exemplo prático. Quando viajamos, os locais onde utilizamos internet, postando fotos, por exemplo, e cartões, deixam rastros que podem e muitas vezes são utilizados por organizações comerciais ligadas ao ramo de turismo, hotelaria, entre outros.
 
No geral, é importante saber que a internet é “terra de ninguém” e que tudo o que postamos e clicamos pode ser usado contra ou a nosso favor. Importante frisar também que, uma vez postado ou clicado é irreversível, ou seja, mesmo que nos arrependamos de determinada postagem e a excluamos, é bem provável que em alguma base de dados ela continue salva.
 
Cuidado com o que você posta ou clica. Cuidado com a exposição excessiva. 
 
Pesquise mais sobre o assunto. Utilize as palavras chaves: Base de dados na internet, mineração de dados, data mining.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *