Conforme edital 2024: Engenharia de software: processos de software: Processo Unificado (UP): conceitos gerais, disciplinas, fases, papéis, atividades e artefatos.
1) Há uma fase do Processo Unificado em que é feita a análise do domínio do problema, são definidas as bases de uma arquitetura robusta e são eliminados os elementos de maior risco para o projeto.
Essa fase é denominada
A) Construction
A fase de construção envolve projeto, programação e testes do sistema. Durante essa fase, as partes do sistema são desenvolvidas em paralelo e integradas. Na conclusão dessa fase, você deve ter um sistema de software já funcionando, bem como a documentação associada pronta para ser entregue aos usuários.
B) Elaboration
As metas da fase de elaboração são desenvolver uma compreensão do problema dominante, estabelecer um framework da arquitetura para o sistema, desenvolver o plano do projeto e identificar os maiores riscos do projeto. No fim dessa fase, você deve ter um modelo de requisitos para o sistema, que pode ser um conjunto de casos de uso da UML, uma descrição da arquitetura ou um plano de desenvolvimento do software.
C) Implementation
Não existe essa fase no Processo Unificado.
D) Inception
O objetivo da fase de concepção é estabelecer um business case para o sistema. Você deve identificar todas as entidades externas (pessoas e sistemas) que vão interagir com o sistema e definir as interações. Então, você deve usar essas informações para avaliar a contribuição do sistema para o negócio. Se essa contribuição for pequena, então o projeto poderá ser cancelado depois dessa fase.
E Transition
A fase final do RUP implica transferência do sistema da comunidade de desenvolvimento para a comunidade de usuários e em seu funcionamento em um ambiente real. Isso é ignorado na maioria dos modelos de processo de software, mas é, de fato, uma atividade cara e, às vezes, problemática. Na conclusão dessa fase, você deve ter um sistema de software documentado e funcionando corretamente em seu ambiente operacional.
2) Considere as seguintes atividades:
I. Identificar os maiores riscos do projeto e, no final da fase, apresentar um modelo de requisitos para o sistema, que pode ser um conjunto de casos de uso da UML, uma descrição da arquitetura ou um plano de desenvolvimento do software.
II. Elaborar o projeto do sistema e o desenvolvimento, em paralelo, das partes do sistema e sua integração.
III. Com base em informações originadas de business cases estabelecidos para o sistema, identificar todas as entidades externas (pessoas e sistemas) que vão interagir com o sistema e definir as interações. Essas informações são usadas para avaliar a contribuição do sistema para o negócio. Essas atividades são, correta e respectivamente, abordadas nas fases do Rational Unified Process (RUP):
A Concepção, Elaboração e Construção.
B Concepção, Construção e Transição.
C Elaboração, Construção e Transição.
D Construção, Transição e Concepção.
E Elaboração, Construção e Concepção.
3) Em quais fases do Processo Unificado (UP) o workflow (disciplina) de requisitos é executado?
A Inception, Elaboration, Construction e Transition
B Inception, Elaboration e Construction, somente
C Elaboration e Construction, somente
D Elaboration, somente
E Inception, somente
Existem 9 workflows(disciplinas) dentro do Processo Unificado, conforme a imagem abaixo mostra:
Observe na imagem acima que existe uma relação entre fluxos de trabalho (à esquerda e de cor acinzentada) e fases (à direita em tons de laranja/amarelo). Perceba que nas fases tem desenhos ondulados coloridos em cada linha. Esses traços representam a ocorrência de workflow em determida fase.
Se você bem observar, todos os workflows estão, ainda que bem pouco, em todas as fases, exceto o de Implantação, que aparentemente inicia bem leve na elaboração.
👨🎓📚 Cursos para concursos, graduações e pós-graduações em TI no precinho: https://x.gd/diPoP
0 Comentários