As 3 Decisões Que Me Trouxeram Até Aqui - Parte I
A ideia aqui não é só falar sobre mim e sim mostrar que você também pode se deparar com oportunidades que podem mudar sua vida.
DECISÕES
Jesusmar Sousa
5/18/20252 min read


O que vivo atualmente classifico como algo impensado. Se você me perguntasse se eu me imaginava estar casado, trabalhando em Brasília na área de tecnologia da informação, em uma das maiores empresas públicas do país, com estabilidade e com possibilidades reais de crescimento, eu responderia que não.
De fato eu nunca imaginei chegar tão longe. Não é algo espetacular. Mas sejamos sinceros: poucas pessoas conseguem esse tipo de oportunidade. Porém, fica a pergunta: Será que em algum momento da vida as pessoas tiveram que tomar decisões que poderiam mudar o seu destino e optaram por dizer "não"?
Já deixo bem claro que sou consciente das desigualdades do nosso mundo capitalista. Achar que existe "meritocracia" chega próximo à utopia. Nem todos tem as mesmas chances. Nem todos partem do mesmo lugar. Entretanto, em algum momento da vida, o indivíduo pode ter uma pequena oportunidade que pode mudar de vez a sua trajetória. Na minha vida, classifico três momentos cruciais em que essas decisões mudaram a minha trajetória e vou falar brevemente sobre elas ao longo dos próximas postagens.
Primeiro concurso público
O ano era 2005, estava concluindo o terceiro ano do ensino médio e eu tinha apenas 17 anos. Um adolescente. Surgiu a oportunidade de um concurso público na cidade de Marabá no Pará, cidade que morei desde a infância por um longo tempo.
Minha mãe já havia tentado alguns concursos públicos anteriormente, porém, sem sucesso. Enxergando algum potencial em mim e oportunidade de conseguir um cargo público estável, me incentivou e pagou minha inscrição para que eu o fizesse.
Muito jovem, inexperiente e não consciente de um potencial maior, decidi por me inscrever para agente de portaria. Assim eu o fiz. Lembro até hoje que minha professora do terceiro ano me perguntou sobre o concurso, se eu havia me inscrito. Fiquei com vergonha de dizer que iria concorrer para um cargo de ensino fundamental e menti. Disse que me inscrevi para um cargo de nível médio.
Não lembro detalhes da prova, porém, o que eu lembro é que fui aprovado em 32º lugar. Não imaginei que seria convocado. Cerca de dois anos depois fui convocado para a prefeitura de Marabá e ali trabalhei durante dois anos.
Em 2009 fui convocado pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), em virtude de uma nova aprovação em concurso, para assumir a função de assistente administrativo em escola.
Pouco mais de um ano depois, dezembro de 2010, assumi o cargo de técnico bancário pela Caixa Econômica Federal após nova aprovação em concurso público.
Eu considero a primeira decisão o início da minha jornada, a partir de uma proposta da minha mãe. Quando decidi fazer aquele concurso municipal ainda no ensino médio, comece a construir a minha carreira no serviço público.
A segunda e a terceira decisão tem influência direta de outra mulher importante na minha vida. Mas esse é um assunto para as próximas postagens.
Você já parou para pensar que, alguém próximo a você pode te dar uma sugestão, uma ideia que pode mudar sua vida?
Reflexões
Lições sobre vida, organização e produtividade pessoal.
Conexões
Inspirações
© 2025. All rights reserved.